PERGUNTAS FREQUÊNTES
Alfabetização
Quais são os aspectos gráficos e construtivos da escrita infantil que o alfabetizador deve observar?
Aspecto gráfico da escrita: é a qualidade dos traços, distribuição espacial das formas. É saber se a criança escreve as letras direitinho e ver o espaço que ocupa nas folhas.
Aspecto construtivo da escrita: diz respeito de como a criança pensa a escrita. Se ela coloca uma letra para cada sílaba. É o funcionamento da escrita, quantas letras precisa por para a criança escreve
Leitura e Escrita devem ser ensinadas em conjunto.
A alfabetização inicia-se antes da escolarização (1º ano). Na educação infantil a criança começará a ser alfabetizada e irá conviver com a leitura e escrita.
A criança que nasce em um meio letrado tem a oportunidade de participar de diversas interações com o seu meio e assim desenvolver-se socialmente e cognitivamente. Já as crianças que não nascem em um meio letrado, dificilmente terá esse tipo de interação com o adulto.
Inicia antes da escola pelo processo de letramento (dar informações que as crianças desconhecem), e permite a criança ter contato com a leitura e escrita em atitudes sociais.
Sim, pois a criança é alfabetizada no seu tempo, com estímulos e exigências. No dia-a-dia a criança já terá acesso a escrita no seu cotidiano e meio social em que vive, mas para isso ela dependerá do adulto para iniciar seus conhecimentos na escrita.
As noções matemáticas são aprendida com maior facilidade do que o sistema de escrita. Pois haverá situações em que a criança irá ordenar seus brinquedos/objetos e em momentos sociais utilizará a contagem (contar no dedo sua idade) e também ao ver o adulto utilizar o dinheiro para comprar algumas coisas.
Com a escrita ocorre o mesmo, pois ela faz parte do seu meio social e está em todo lugar (em casa, na rua). E dependendo do meio social que a criança está inserida, ela já distingue escrita, desenho e números, e em qual momento ela utilizará cada um.
As noções matemáticas são aprendida com maior facilidade do que o sistema de escrita. Pois haverá situações em que a criança irá ordenar seus brinquedos/objetos e em momentos sociais utilizará a contagem (contar no dedo sua idade) e também ao ver o adulto utilizar o dinheiro para comprar algumas coisas.
Com a escrita ocorre o mesmo, pois ela faz parte do seu meio social e está em todo lugar (em casa, na rua). E dependendo do meio social que a criança está inserida, ela já distingue escrita, desenho e números, e em qual momento ela utilizará cada um.
Educação Infantil
A Educação Infantil é uma etapa muito importante na escolarização, pois atende a crianças pequenas em um momento de desenvolvimento social, emocional e intelectual e deve responder às especificidades dessa fase. O papel da escola nesse período é promover a interação entre crianças e seus pares (outras crianças e adultos), convidá-las, por meio da brincadeira, a conhecerem mais do mundo e de si. É momento de brincar, relacionar-se, experimentar e investigar. Na Projeto Vida, enxergamos a criança como sujeito ativo e seus questionamentos são a fonte principal de sua aprendizagem. Assim, estimulamos suas curiosidades e perguntas em um processo de investigação em parceria entre educador e criança.
Na Educação Infantil, as crianças se aproximam bastante dos processos de leitura e escrita. Nos grupos 3 e 4, as crianças fazem muitos trabalhos artísticos e começam a se interessar pela escrita, apoiadas em uma referência forte: o próprio nome. Boa parte das crianças chega ao primeiro ano do Ensino Fundamental quase alfabetizada e bastante apropriada dos números e sistema de numeração.
Sim, existe uma avaliação contínua do desenvolvimento de cada criança e do grupo. As Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil prevê que a criança deve ser avaliado individualmente e em relação a ela mesma, não em relação ao grupo: como essa criança chegou, como está o processo de aprendizagem e como ela sai.
Ensino Fundamental
Etapa de Ensino Faixa Etária Prevista Duração
Educação Infantil
Creche
Pré-Escola
Até cinco anos de idade
Até três anos de idade
4 e 5 anos de idade
Ensino Fundamental
Anos iniciais
Anos finais
Até 14 anos de idade
De 6 a 10 anos de idade
De 11 a 14 anos de idade
9 anos
5 anos
4 anos